Design

O curso de Design da UFSC foi criado no ano de 1999 com o nome Comunicação e Expressão Visual. Em 2004, passou a chamar-se Design – Habilitação em Design Gráfico, No ano de 2009 duas novas habilitações foram iniciadas: Design de Produto e Design de Animação.

Em 2011 a estrutura do curso foi alterada, reunindo as habilitações. Com isso passou a chamar-se Design. Em 2016, a área de animação deu origem a um novo curso – Bacharelado em Animação – e o Design de Produto voltou a oferecer turmas (2017).

O curso de Design passou a focar na área do Design Gráfico e ampliou o seu leque de atuações. Hoje oferece vários projetos e permite aos estudantes o planejamento de sua formação em acordo com seus anseios profissionais e suas habilidades e competências, as quais são percebidas muitas vezes, durante o desenvolvimento do curso.

Atualmente é considerado um dos melhores cursos de Design do país, por ter uma estrutura sólida e forte base curricular. Seu conceito no ENADE é 4. 4 também é o número de estrelas no ranking da Editora Abril 2017.

O curso oferece espaços como oficinas, laboratórios de informática, salas de desenho/projeto, e salas teóricas. Há ainda sete núcleos de pesquisa, que permitem que os estudantes possam se aprofundar nos seus temas de interesse. 

>> conheça, também, o curso de Animação

>> conheça, também, o curso de Design de Produto

Currículo

O curso de Design da UFSC foi pensado em uma estrutura organizacional na qual os Projetos norteiam a formação dos acadêmicos.

Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar as disciplinas introdutórias (cursadas nos três primeiros semestres do curso); as obrigatórias gerais (realizadas após a conclusão do módulo introdutório e juntamente com os projetos; os módulos de projeto (com seus respectivos requisitos paralelos), a carga horária de disciplinas eletivas do curso (180 horas aula); realizar o estágio obrigatório e cursar as disciplinas inclusivas (incluindo PCC – Projeto de Conclusão de Curso (figura 2). O aluno pode sempre consultar seu tutor ou a coordenação do curso para orientá-lo na escolha da melhor organização para a conclusão do curso.

 


 Ingressei no curso de Design quando ainda era chamado ‘comunicação e expressão visual’, em 1999/2. Vim da Engenharia Mecânica e não poderia ter feito melhor mudança. Nada contra a Mecânica, mas para quem gosta de tecnologia e busca explorar o impulso criativo, o curso é o Design. Foi um privilégio estudar na UFSC, e uma grande oportunidade acompanhar a evolução do curso desde sua fundação. O conjunto de professores é muito dedicado e competente. Design é um curso jovem, em comparação com a maioria dos cursos da universidade federal. Penso que este bacharelado tem de especial o fato de oferecer instrumental teórico e prático de alto nível aos seus estudantes, buscando conciliar os aspectos técnicos, artísticos, filosóficos e sociais do saber. Sempre guardada a necessidade de dedicação por parte do estudante, que não é pequena. 

Emerson Pessoa Ferreira


 

Visite o site do curso:

design.ufsc.br