Campus de Curitibanos

A criação deste campus em 2009, atendeu a uma expectativa da sociedade do Planalto Serrano de Santa Catarina. Ocupa uma área de 24 hectares e, a fim de fortalecer as atividades de ensino, extensão e pesquisa, conta, ainda, com duas fazendas experimentais – uma com 24 hectares (Agropecuária) e outra com 31 hectares (Florestal). 

Ensino

Oferece os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Rurais e Medicina Veterinária e as pós-graduações em Ecossistemas Agrícolas e Naturais e Medicina Veterinária Convencional e Integrativa.

>> Assista aos vídeos da TV UFSC sobre os cursos da UFSC Curitibanos

>> Navegue no Guia de Cursos (por campus)

Pesquisa

Atualmente o Campus de Curitibanos da UFSC conta com 15 grupos de estudo e pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, dividido entre as áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ecologia, Botânica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Ambientais.

Além disso, são mais de 100 projetos de pesquisa em andamento, envolvendo os departamentos e coordenadorias do Centro de Ciências Rurais e o Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais.

Extensão

A extensão universitária no Campus de Curitibanos são realizadas em formatos variados, como programas (cursos, eventos, prestação de serviços e publicações); projetos (ações de caráter educativo, social, científico ou tecnológico); cursos presenciais, semipresenciais ou a distância; eventos de extensão, abertos ao público.

Dentre as principais ações de extensão estão a prestação de serviços veterinários, o projeto Plantando Ciência nas Escolas; Horta escolar na reeducação alimentar e nutricional; Cãovivência, entre outros.


Ser egressa da UFSC é motivo de orgulho para mim! A educação de qualidade, infraestrutura e corpo docente qualificado que a universidade oferece, aliado a participação em projetos de pesquisa e estágios foram primordiais para o início da minha carreira como engenheira agrônoma. 

Marcielly Fleck Turatto, egressa do curso de Agronomia

Desde o ano de 2016 onde iniciei o curso, já conseguia visualizar minha paixão pela pesquisa e desde então dividi diversas opiniões em qual área escolheria, foi então que conheci o Grupo de Microrganismos Promotores de Crescimento de Plantas, que me possibilitou conhecer o mundo da microbiologia agrícola e desde o ano 2018 atuo com pesquisas nessa área. O qual sou extremamente grata, pois a pesquisa bem como o grupo me possibilitou enxergar as agrárias de forma abrangente. Contribuindo muito para minha vida pessoal e principalmente profissional. 

Gabriela Izidoro Lohn, estudante da nona fase do curso de Agronomia (2021)



O que tenho aprendido ao longo da minha jornada na UFSC campus Curitibanos, cursando Engenharia Florestal me proporcionou ver o mundo de outra forma e encarar a vida de outra maneira. Através da participação em grupos de pesquisa como o Lab. de Microrganismos Promotores de Crescimento de Plantas- LMPCP, tive a oportunidade de aprender cada vez mais, sendo de suma importância para minha formação profissional. 

Arielle Kathyelen de Oliveira, estudante do curso de Engenharia Florestal (2021)

A Medicina Veterinária vai muito além de atendimentos clínicos e cirurgias, ela está dentro dos laboratórios de análises e em projetos científicos e a UFSC nos permite conhecer e participar ativamente deles. Dentre os diversos laboratórios, eu escolhi o de patologia veterinária, no qual me encontro desde o segundo semestre. Participar de atividades laboratoriais e de pesquisa te permite não só expandir os conhecimentos acadêmicos e científicos, mas também estabelecer amizades e criar vínculos. 

Acauane Sehnem Lima, estudante da nona fase do curso de Medicina Veterinária (2021)

Cursar Medicina Veterinária no Campus Curitibanos possibilitou a construção de um ciclo. Ao me formar logo ingressei como professor substituto na própria universidade transmitindo o conhecimento que recebi, meus amigos viraram alunos e meus professores colegas. A UFSC representa uma ruptura de vivência e compreensão do mundo, uma instituição de excelência que abraça discentes de todo o Brasil e do exterior. Essa excelência, apesar dos desafios, é repassada aos estudantes através de uma interação próxima com servidores, técnicos e professores. Agora no mestrado, consciente dos desafios da docência, percebo que todos os meus orientadores foram essenciais na minha formação e que a faculdade é mais que uma estrutura física – Seus integrantes diretos e a comunidade curitibanense são os elementos fundamentais que permitem o aprendizado, o ensino e o progresso.  

Guilherme Carvalho Serena, egresso de Medicina Veterinária


Visite o site do Campus de Curitibanos:

curitibanos.ufsc.br

Redes Sociais:

Instagram

YouTube

Facebook