Animação

trabalhos-2d-e-3dO curso de Animação da UFSC foi criado no ano de 2015, tendo a primeira turma ingressa em 2016.1. Porém, sua história teve início no ano de 2009, ano em que foi criado o curso de Design de Animação. Foi proposto a partir de um estudo sobre a oferta e andamento do curso de Design – área de formação Animação.

A formação em Animação, no nível de graduação universitária com duração média de três anos e meio, capacita profissionais para projetar, desenvolver e implementar produtos audiovisuais utilizando diferentes técnicas de animação.

O curso de Animação atende uma área em franco crescimento, impulsionada pelo rápido e consistente desenvolvimento da tecnologia, especificamente de mídias visuais, podendo ser aplicado a diversas situações (2D e 3D) e suportes. Trata-se da aplicação parcial e/ou total de movimento a produções em mídia visual.

No caso específico desta modalidade, cuidará do processo de desenvolvimento de animações, utilizando técnicas e ferramentas próprias para esta finalidade. O profissional de Animação se diferencia atualmente no mercado por dominar, no âmbito conceitual e técnico, a produção voltada aos meios tradicionais, assim como as novas tecnologias informatizadas e digitais, atualmente imprescindíveis.

A matriz do curso conta com disciplinas teóricas, que dão suporte aos projetos, proporcionando aos estudantes uma formação sólida e condizente com a academia e o mercado. 

Perfil profissional

O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades de atuação para a carreira de Designer de Animação, sendo crescente o número de festivais de animação tanto no âmbito nacional como na indústria internacional. Além de prestar serviços de forma independente, o designer pode atuar numa das mais de 350 agências que trabalham com animação no Brasil, atuando com cinema de animação, produção de videoclipes, animação de games, publicidade, Animação Web, design digital.

Além de atuar como profissionais autônomos, em escritórios próprios ou em situações mais abrangentes e complexas que exigem maior aprofundamento técnico em áreas afins (informática, engenharia, comunicação, etc.), o animador atua também como membro de equipes interdisciplinares de projeto, contribuindo com visão abrangente e ação articuladora e atuando diretamente na geração de conceitos de solução e no projeto/desenvolvimento dos elementos formais e de comunicação envolvidos.

Visite o site do curso:

http://animacao.ufsc.br/

Redes Sociais:

Facebook

YouTube