Letras – Espanhol

Os cursos de Graduação em Letras Espanhol (Bacharelado e Licenciatura) contam com um quadro docente formado na área, todos com título de doutorado. A maioria dos professores tem em seu currículo a realização de pós-doutorado em instituições de prestígio no Brasil e no exterior.

Quanto aos eixos formativos, os campos de Língua, Linguística, Estudos da Tradução e Literatura são abarcados no processo de formação dos licenciandos e bacharéis, oportunizando a experiência nessas áreas e possíveis avanços nos itinerários formativos. O curso de Graduação compartilha espaço, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), com três Programas de Pós-Graduação: Estudos da Tradução (PGET), Linguística (PPGL) e Literatura (PPGLit), os quais vem titulando como Mestres e Doutores alguns de nossos egressos.

Os docentes dos cursos também desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão, que constituem espaços oportunos para a formação discente, com oferta de bolsas no âmbito da Iniciação à docência (PIBID) e da Iniciação à pesquisa (PIBIC), bem como de arte, cultura e extensão, no âmbito dos Programas PROEX e Secarte.

Fazem-se presentes, ainda, diferentes cooperações internacionais, nos níveis de graduação e pós-graduação. Esses espaços encontram-se abertos para estudantes bolsistas e voluntários interessados em integrar-se em projetos acadêmicos. Nosso curso respeita e valoriza seu histórico, o percurso construído desde seus primeiros docentes até aqui, bem como o caminho trilhado e os espaços conquistados por nossos discentes.

Estrutura 

Os Cursos de Graduação em Letras Espanhol da UFSC preveem o cumprimento de seu currículo no período mínimo de oito semestres. Após a realização do ciclo básico (da 1ª a 4ª fase), os estudantes podem optar por Bacharelado (enfoque na pesquisa e percursos profissionais diversos) ou Licenciatura (enfoque no ensino). Além das disciplinas específicas de cada formação, a partir da 5ª fase, a diferença central entre o Bacharelado e a Licenciatura reside, respectivamente, na elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e na realização do Estágio Supervisionado no âmbito da Educação Básica. Além das disciplinas de língua espanhola (oral e escrita), os cursos estão organizados em torno de três eixos principais: Linguística, Literatura e Estudos da Tradução.

Os projetos desenvolvidos pelo corpo docente, bem como as oportunidades oferecidas pela Universidade, oportunizam aos estudantes a realização e o cumprimento das atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACCs), que ampliam e pluralizam a formação, além de serem uma exigência do currículo.

 

Perfil Profissional

O aluno formado em Letras Espanhol pode atuar em diferentes campos profissionais relativos à linguagem e suas interfaces. O acompanhamento de nossos egressos sinaliza para: trajetórias acadêmicas, com realização de Mestrado e Doutorado, e trajetórias profissionais nos âmbitos da tradução, edição, revisão e criação de conteúdo, bem como de empreendedorismo nessas áreas.

A docência é um dos contextos profissionais centrais, seja no âmbito da Educação Básica e Profissional, nas redes pública e privada, seja nos cursos livres.


Sinto-me honrada de haver estudado na UFSC. Há ensinamento que levo para minha vida pessoal e profissional, experiências inesquecíveis nestes anos que passei estudando! 

Josiane Jackeline Lima Machado da Rosa Werlich


 

Visite o site do curso:

espanhol.ufsc.br

@letrasespanholufsc