História (Licenciatura e Bacharelado)

A pessoa profissional de História é a única estudiosa da sociedade que lida sistematicamente com o tempo. Ela vê e analisa criticamente todas as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais sob a ótica temporal. Estudantes e o(a) profissional de História devem ser indivíduos com espírito investigativo e habituado com leituras.

O curso de Graduação em História da UFSC oferece Habilitação Única: Bacharelado e Licenciatura em História, e com esse título a possibilidade de conciliar os métodos e teorias clássicas às novas práticas para a produção de conhecimento e crítica social. Para isso, dispõe de um conjunto de disciplinas teórico-metodológicas, além do debate e formação sobre estas questões em todas as disciplinas ao longo do curso.

Formação Prática

Estudantes dispõem ainda de laboratórios para pesquisa e projetos de extensão, podendo realizar estágios e receber bolsas de Iniciação Científica nos Laboratórios, como o Laboratório de História Pública (LAPIS), o Laboratório de História da Saúde e Sociedade (LABHISS), o Laboratório de Estudos de História da África (LEHAF), o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum), o Laboratório de Sociedade, Política e Cultura no mundo contemporâneo, o Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH), o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA), o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura, o Laboratório de História Indígena (LABHIN), o Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIHMA), o Laboratório de História e Arte (LABHARTE), o Laboratório de História Antiga Global (MITHRA), o Laboratório de Estudos das Histórias Asiáticas (LEHAs), o Núcleo de Estudos de História da América Latina (NEHAL) e o Laboratório de Estudos de História da América Colonial (LEHAC). Importante local de estudos e estágio é o PET-História (Programa de Ensino Tutorial), que há mais de 18 anos apresenta oportunidade de estudo e bolsas para estudantes.

Apesar da grade curricular começar pela História Antiga e seguir uma linha didática cronológica, com História Medieval, Moderna e Contemporânea, os estudantes, desde os primeiros semestres, também voltam seus olhares para a relação com o presente. As Histórias do Brasil, de Santa Catarina, da América, da Ásia e da África também estão no currículo do curso, assim como as disciplinas pedagógicas, importantes para a formação de professor.

O estudante de História da UFSC ingressa no curso como área básica de ingresso (ABI), com a separação dos cursos de Bacharelado em História e Licenciatura em História na sexta fase. Isto é, o currículo segue único até a quinta fase, distinguindo-se da sexta fase em diante. Ao final da 5ª. fase, o discente obrigatoriamente faz a opção pelo grau (Licenciatura ou Bacharelado) no momento de sua matrícula, ainda que a formação comum do historiador se prolongue por todo o currículo. Depois de formado, o historiador pode trabalhar como professor universitário, de ensino médio e fundamental. Também pode fazer pesquisas para instituições públicas e privadas, dar assessoria histórica para filmes e outros projetos, ou até mesmo trabalhar com o turismo cultural e em qualquer projeto onde a memória e o patrimônio sejam envolvidos.

O curso ampliou minha visão de mundo por meio da interpretação de autores de forma clara e crítica. Me ensinou a como expor as minhas idéias tanto na forma escrita quanto na oral. Além disso, possibilitou o intercambio de saberes com os professores e colegas de sala. Foi uma época de descobertas na minha vida e pude me engajar em projetos de pesquisa ao longo de toda a minha graduação o que contribui muito com a construção de conhecimento , bem como, com a minha própria experiência pessoal.

Tatiana dos Santos Baltar

Visite o site do curso: