Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia da UFSC tem por finalidade formar fonoaudiólogos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para isso, o curso compõe-se de oito fases, constituídas por módulos temáticos e disciplinas isoladas que se articulam e se complementam, através de aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios, atividades didáticas, atividades de iniciação à pesquisa e atividades de extensão. A construção do Projeto Pedagógico em módulos permite ao aluno a construção de um conhecimento integral e não fragmentado, reunindo conhecimentos das diversas áreas da Fonoaudiologia e de áreas afins.

O(A) fonoaudiólogo(a) formado por esta instituição estará capacitado a atuar em áreas clínicas, educacionais e na área de saúde pública. O projeto pedagógico foi construído para que se possa buscar uma visão de coletividade, tendo em vista a formação humanística que se pretende dar ao profissional desta Universidade, resultante da interligação da Fonoaudiologia com os atuais princípios do Sistema Único de Saúde: universalidade, equidade e integralidade.

Formação 

A proposta pedagógica do curso foi construída pensando na inserção e no crescimento da fonoaudiologia na área de saúde coletiva. Esse crescimento vem se legitimando pelas legislações (federais, estaduais e municipais) relacionadas à fonoaudiologia no SUS, tais como: a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, a Política Nacional de Saúde Auditiva, dentre outras. Nessa proposta, os alunos participam efetivamente de disciplinas teóricas, teórico-práticas, práticas e estágios que promovem, desde o início da formação, um pensamento crítico e reflexivo voltado às várias áreas da fonoaudiologia, com ênfase na saúde coletiva.

Desta forma, pretende-se formar fonoaudiólogos(as) com competências relacionadas à atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gerenciamento, educação permanente, raciocínio lógico e análise crítica; atuação em equipes interdisciplinares, iniciação à pesquisa, internalizar valores no tocante ao social, à justiça e aos padrões éticos do profissional.

O Fonoaudiólogo promove, previne e realiza avaliações e tratamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, audição, motricidade orofacial, deglutição.  As especialidades da Fonoaudiologia são: Audiologia, Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional e Saúde Coletiva.

Atividades Práticas 

A UFSC oferece, ainda, um espaço de formação prática por meio da Clínica Escola de Fonoaudiologia. Inaugurada em 2013, a clínica é conveniada pelo SUS e atende à população em diversas necessidades. A Clínica atende questões relacionadas à comunicação, com avaliação e terapia nas áreas de linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial, disfagia e audiologia.

Oferece também oficinas de letramento, atendimento para estudantes com problemas na oralidade ou escrita, pessoas com demência em estágio inicial e afasia, e crianças com dificuldades de leitura e escrita (entre 10 e 13 anos). Os atendimentos são realizados nos períodos matutino e vespertino, para todas as idades. Os alunos também desenvolvem estágios supervisionados no Hospital Universitário.


A profissão de fonoaudiologia esta cada vez mais conquistando seu espaço na área da saúde, muitas pessoas hoje em dia ainda não sabem o que fazemos, as áreas em que atuamos, e a UFSC conseguiu enriquecer esse aspecto trazendo o curso para uma federal do estado trazendo a oportunidade de formar bons profissionais e prestar serviço a toda a comunidade que necessita de nossos cuidados. Foram anos de muito aprendizado e de preparo para o mercado de trabalho que todos sabem o quanto é difícil, e que somente os bons se destacam. Sai da faculdade com uma grande base da profissão, como também com o desejo de nunca parar de buscar informações e se atualizar, sempre aprimorando os conhecimentos para honrar a nossa classe de fonoaudiólogos. 

Carina Maccari


 

Visite o site do curso:

www.fonoaudiologia.ufsc.br