Física (Licenciatura e Bacharelado)

Ao se inscrever para o vestibular de Física, o candidato tem que optar pela Licenciatura ou pelo Bacharelado. As habilitações têm currículos diferentes e objetivos bem definidos. A Licenciatura forma físicos(as)-educadores(as), isto é, docentes para o ensino médio e fundamental, e para atuarem em espaços não-formais e informais de educação; já o Bacharelado forma físicos(as)-pesquisadores(as), ou seja, profissionais para atividades de pesquisa nos diversos fenômenos da física, em nível de pós-graduação, nas indústrias ou na ciência de dados.

É possível cursar as disciplinas dos dois cursos, já que o Bacharelado é à tarde e a Licenciatura à noite. Assim, o aluno obtém o diploma na habilitação escolhida no vestibular e, depois de formado, pode solicitar a coordenação de Física um pedido de retorno de graduado. Então, validará as disciplinas já cursadas da outra habilitação e obterá um segundo diploma.

No início do curso os currículos, tanto da Licenciatura quanto do Bacharelado, estão baseados em disciplinas básicas como Física Geral, Cálculo e Química, sempre acompanhadas da prática nos laboratórios. O aluno do Bacharelado em Física poderá, ao final do curso, desenvolver um projeto de pesquisa junto aos grupos pesquisadores já existentes no departamento. O estudante da Licenciatura terá disciplinas específicas sobre o ensino da Física e fará estágio nas escolas de ensino médio e fundamental.

O(A) licenciado(a) geralmente segue o caminho natural de lecionar, mas, assim como o(a) bacharel(a), é incentivado(a) a continuar os estudos em cursos de pós-graduação. O título de mestre ou doutor é necessário para atuar em laboratórios e institutos de pesquisa e para tornar-se professor universitário.

Formação Prática

 

O campo de trabalho para o físico é amplo. A graduação permite que o profissional encontre empregos tanto na Medicina, atuando em áreas como a ultra-sonografia e a radiação, quanto na indústria, trabalhando no desenvolvimento de produtos e máquinas. A formação em Física dá um amplo conhecimento em matemática e computação, o que expande as opções de emprego para trabalhar, por exemplo, com processamento de dados.

 


O curso de Licenciatura de Física, deu-me a oportunidade de ver o nosso mundo e nosso universo de maneira diferente, de maneira científica e tal foi o deslumbramento que: ir para sala de aula lecionar não é possível apenas passar a matéria e sim oportunizar o conhecimento dos porquês, simples e complexos que nos envolvem. Externando uma ciência divertida, admirável e principalmente acessível. 

Juliano Fabio Florencio da Silva


 

Visite o site do curso:

fisica.grad.ufsc.br