Farmácia

A formação em Farmácia deve ter as seguintes características: ser humanista, crítica, reflexiva e generalista para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor ético e científico. Os profissionais devem estar capacitados ao exercício de atividades referentes aos fármacos, aos medicamentos e à assistência farmacêutica, e de forma integrada às análises clínicas e toxicológicas, aos cosméticos e aos alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

A formação em Farmácia pela UFSC deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os conteúdos desenvolvidos no curso, organizados em regime seriado semestral, contemplam as áreas de: Ciências Exatas; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Farmacêuticas.

A formação do Farmacêutico egresso da UFSC também está estruturada nos eixos do Cuidado em Saúde; Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. O objetivo é proporcionar as condições para o desenvolvimento de competências, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes/valores necessárias à contemplar a formação de farmacêuticos(as) comprometidos(as) com a saúde da população brasileira, e com o exercício profissional ético e fundamentado na ciência.


O curso de Farmácia me proporcionou atuação em diferentes campos da área da saúde, desde o Hospital, a Saúde Pública, a Farmácia enquanto Estabelecimento de Saúde e outros, como as Análises Clínicas, os Centros de Informação e Assistência Toxicológicas, fundamentais em toda minha carreira profissional. 

Margaret Grando


 

Visite o site do curso:

farmacia.ufsc.br