Engenharia Química

O(A) Engenheiro(a) Químico(a) está apto(a) para atuar em diversos setores relacionados à indústria química e petroquímica, papel e celulose, cerâmica, de alimentos entre outras. Trabalham como engenheiros(as) de processo e produção, engenheiros(as) de projeto, no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos processos e produtos, na garantia da qualidade, em vendas técnicas, no tratamento de água industrial e no aproveitamento de rejeitos industriais; em órgãos de fomento, de pesquisa, etc; 

Para formar profissionais com esta qualificação, o Curso de Engenharia Química elaborou um currículo abrangente que focaliza os princípios da profissão. Nas primeiras fases, são ministradas disciplinas básicas, como Física, Química, Cálculo, Matemática e Introdução à Engenharia Química. Em seguida, o aluno estuda matérias específicas do curso. São exemplos: Termodinâmica, Fenômenos de Transferência, Cálculo de Reatores, Engenharia Bioquímica, Análise e Simulação de Processos, Engenharia Ambiental e Indústrias Químicas.

 

Formação Prática

Na décima fase, o(a) estudante precisa fazer um estágio em alguma empresa, para ter contato com o dia-a-dia da profissão. Em geral, os profissionais formados na UFSC são bem aceitos pelo mercado, e a maior parte dos formandos já saem das salas de aula diretamente para o trabalho.

 


Tive ótimos professores, ótima grade curricular e uma boa estrutura física que estava em processo de melhoria. Indico o curso de Engenharia Química da UFSC para todos. 

Alexandre Bizzotto


 

Visite o site do curso:

www.enq.ufsc.br