Engenharia Mecânica

O(A) engenheiro(a) mecânico(a) tem como principal desafio analisar, modelar e solucionar problemas nas áreas clássicas da Engenharia Mecânica, como processos de fabricação, automação e robótica, sistemas térmicos e sistemas mecânicos. Também atua de forma interdisciplinar em áreas de engenharia aeroespacial, automobilística, naval, oceânica, química, ambiental, metalúrgica, petrolífera e de materiais, entre outras.

Entre as atividades mais comuns está o envolvimento em projetos de máquinas de transformação da matéria-prima em um produto, no desenvolvimento de máquinas, na solução de problemas com transporte de massa e energia, na pesquisa científica e na docência.

Formação 

Para atingir este perfil profissional, o(a) aluno(a) começa estudando Física, Química, Matemática, Desenho e Informática. Na sequência, estuda conteúdos próprios da Mecânica como Termodinâmica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos, Materiais de Construção Mecânica, Elementos de Máquinas, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Aerodinâmica, Trocadores de Calor, Processos de Fabricação, Soldagem, Vibrações e Acústica, Robótica, Automação e Controle, Veículos, Bombas, Motores de Combustão Interna, Projeto de Produto, entre outros. A maior parte desses conteúdos são ministrados em disciplinas obrigatórias e os voltados para assuntos específicos são oferecidos como disciplinas optativas.

O curso ainda capacita para a convivência profissional com a informática, com a forte utilização do computador nos estudos e projetos. Há também outra possibilidade de enfoque nos estudos: a área de gerenciamento e administração da produção. Na nona ou na décima fases do curso, estudantes fazem estágio em empresas da área, no Brasil ou no exterior, ou mesmo nos laboratórios da universidade. Em geral, pessoas graduadas em Engenharia Mecânica da UFSC não encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

O volume e a qualidade das atividades em grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica, que acolhe o curso de Graduação em Engenharia Mecânica, tem crescido muito nos últimos anos, com o aprofundamento da formação de seus professores e técnicos, com a aquisição de novos equipamentos e com a abertura de novas frentes de trabalho. Atualmente mais de 50% do corpo discente de Mecânica atua nestes e em outros grupos de pesquisa do Centro Tecnológico como bolsistas de iniciação científica ou tecnológica.

 


Foi gratificante estudar em uma instituição de qualidade de ensino como a UFSC, e aproveitar o que a universidade tem a oferecer (cursos de extensão, bolsa CNPQ, convênvios internacionais e etc). Ainda mais gratificante é ver o reconhecimento do mercado a nível nacional aos profissionais que se formam na instituição, no meu caso ciências tecnologicas – Engenharia Mecânica. A universidade como um todo percorreu um longo caminho para chegar a tal patamar, assim nossa responsabilidade como profissionais estudantes e docentes é de garantir e aprimorar este panorama. Certamente todos tem a ganhar com isto! 

Rodolfo Savaris de Lorenzi


 

Visite o site do curso:

www.emc.ufsc.br/gradmecanica