Engenharia de Produção Plena

O curso de Engenharia da Produção Plena é um curso recém-criado na UFSC que irá gradualmente substituir os atuais cursos de Engenharia da Produção Civil, Mecânica e Elétrica em uma única formação. A primeira turma do curso iniciou as aulas a partir do primeiro semestre de 2023. A proposta pedagógica é embasada em estudos atuais de mercado, e possibilita que, além das competências tradicionais do Engenheiro de Produção, haja a integração de conhecimentos transversais e interdisciplinares relacionados com uma formação em ciência de dados, sustentabilidade e empreendedorismo, de forma a suprir as necessidades por este tipo de profissional no mercado.

Competências

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da Matemática, Física, Ciências Humanas e Sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da Engenharia.

O curso de Engenharia de Produção da UFSC tem como elemento norteador  a integração das disciplinas. A formação do aluno está orientada ao desenvolvimento de competências relacionadas à área de atuação, complementadas com conteúdos transversais às competências técnicas, que servirão para proporcionar ao egresso, conhecimento e habilidades adicionais que estão de acordo com as exigências atuais e futuras do mercado de trabalho, tais como: competências em análise e ciência de dados (data literacy), empreendedorismo, e sustentabilidade.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso apresenta três ciclos. O primeiro ciclo corresponde aos sete primeiros semestres, e compreende os conteúdos básicos para a formação de engenharia, bem como os grandes eixos de formação profissional em Engenharia de Produção. O segundo ciclo, que engloba o oitavo, nono e décimo semestres, destina-se ao oferecimento de disciplinas optativas ministradas pelo Departamento de Engenharia e Produção e Sistemas bem como de outros Departamentos da UFSC, para completar a formação em engenharia. Nestes três semestres, os alunos poderão escolher uma sequência de disciplinas optativas de acordo duas trilhas de conhecimento: i) Gestão de Operações e cadeia de suprimentos, e ii) Engenharia de produtos e serviços.

Por último, o terceiro ciclo é optativo e engloba também o nono e décimo semestres, visando o ingresso no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), onde após dois semestres adicionais, o aluno poderá receber o Diploma de Mestre em Engenharia de Produção. Em outras palavras, as atividades costumeiras do primeiro ano de Mestrado Acadêmico (cursar disciplinas) serão realizadas no 9º e 10º semestres da graduação, de forma que o aluno consiga se dedicar à Dissertação em seu segundo ano de Mestrado.

O curso ainda prevê duas disciplinas integradoras obrigatórias, e uma optativa, que visam a integração de conhecimentos adquiridos nas disciplinas prévias para resolução de problemas complexos reais. E, por fim, possibilita a internacionalização dos discentes, por meio da validação de disciplinas cursadas em intercâmbios e a possibilidade de dupla diplomação com entidades parceiras.

Formação Prática

Está disponível aos estudantes participar de diversas instituições que permitem aos estudantes se inserir em atividades de ensino, pesquisa, e extensão dentro das respectivas áreas de atuação e finalidades específicas. Esta estrutura é composta por: um centro acadêmico (CALIPRO); um Programa de Educação Tutorial (PET); dois grupos de estudo: Grupos de Estudos em Lean (GLean) e Grupo de Estudos Logísticos (Gelog); uma empresa júnior (EJEP); e doze laboratórios: Grupo de Sustentabilidade e Inovação em Energias Renováveis (SINERGIA), Laboratório de Custos e Medidas (LCM), Laboratório de Sistemas de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Investimentos (LabSAD), Laboratório de Desempenho Logístico (LDL), Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (LEMPi), Laboratório de Ergonomia (LABERGO), Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental (LGAA), Laboratório de Gestão de Operações (LGO), Laboratório de Projeto do Produto (LPP), Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes (ProLogIS), Laboratório de Produtividade e Melhoria Contínua (LPMC), Núcleo de Garantia de Qualidade (NGQ).

Visite o site do curso:

producaoplena.paginas.ufsc.br