Engenharia de Produção Elétrica

O curso de Engenharia de Produção Elétrica está em processo de extinção, e, desde 2023 está integrado ao curso de Engenharia de Produção Plena. O ingresso via Vestibular e SiSU ocorre, portanto, apenas para o curso de Engenharia de Produção Plena.


Atualmente a UFSC oferece quatro cursos distintos de Engenharia de Produção: Produção (Plena), Produção Civil, Produção Mecânica e Produção Elétrica, todos diurnos com eventuais disciplinas no período noturno. O único curso que possibilita o ingresso de novos alunos é o curso de Engenharia de Produção Plena.

O curso forma profissionais que, além de terem habilitações e capacitação técnica para desenvolver trabalhos tradicionalmente realizados pela área (civil, mecânica ou elétrica) escolhida, também desempenham funções gerenciais e de liderança administrativa em todos os níveis de organização.

Durante o curso, o aluno cursa as disciplinas básicas da área de engenharia correspondente e matérias específicas da Engenharia de Produção, como Gerência de Produção (organização da produção, planejamento e controle da produção, Just-in-time, sistemas flexíveis, logística), Engenharia de Produto (novos produtos, ergonomia, análise de valor), Gestão de Qualidade e Produtividade (qualidade total, qualidade de projeto, análise funcional, análise de desempenho, ergonomia), Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Engenharia Econômica (análise de projetos industriais, planejamento estratégico, engenharia de avaliação, inovação tecnológica) e Gerenciamento de Projetos. Dentro desse contexto, o Engenheiro graduado em Engenharia de Produção Elétrica é preparado para ter uma visão sistemática da empresa e de projetos, tornando-se capacitado para tomar decisões.

Formação Prática

 

No País, os Engenheiros de Produção preocupam-se com os novos padrões de qualidade e produtividade, atuando em todas as atividades industriais, de infraestrutura, de construção civil, agrícolas, comerciais e governamentais. Nesse contexto, o profissional dessa área será peça fundamental no desenvolvimento de novos sistemas produtivos em todos os ramos da atividade econômica e empresarial. Vale ressaltar ainda que o aluno egresso do curso tem a titulação de Engenheiro Eletricista, com habilitação em Engenharia de Produção Elétrica.

 


Minha vida profissional começou no meu primeiro dia de aula na engenharia de produção. Os professores são excelentes. O departamento de engenharia de produção proporcionou vários cursos extracurriculares para o melhor desenvolvimento e preparação profissional. 

Patrícia de Oliveira


 

Visite o site do curso:

producaocem.paginas.ufsc.br