Engenharia de Controle e Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação faz-se necessário devido à automação das atividades produtivas, sejam agropecuárias, industriais ou de serviços. Esse é um dos principais requisitos para o desenvolvimento econômico do país e para uma participação eficiente do Brasil no mercado internacional. A necessidade de formar profissionais com a visão interdisciplinar indispensável ao processo de automação e com a capacidade de utilizar adequadamente, neste processo, as novas tecnologias da informática, levou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a criar, de forma pioneira no país, o Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação no ano de 1990.

O curso recebe atualmente 72 alunos por ano. Ao longo de cinco anos de estudo (dez fases) o futuro engenheiro adquire habilitações para atuar em: Controle de Processos, Automação da Manufatura, Informática Industrial e Robótica. A formação recebida o prepara para atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas ou a serem automatizadas. Empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e software para a automação industrial e indústrias usuárias destas, são os interessados potenciais pelas qualificações deste profissional.

Formação

A pessoa em formação recebe um forte conhecimento de base em matemática, física e informática; conhecimentos gerais de eletricidade e mecânica (em particular de instrumentação e acionamento); fundamentos básicos de economia, gestão e segurança; conhecimentos aprofundados em controle de processos, informática industrial, automação da manufatura e robótica.

O curso de engenharia de Controle e Automação na UFSC é um curso de extrema excelência. A automação é um curso que exige um nível de concentração absurdo de seus alunos. Por ser um curso que abrange muitas matérias de matemática, física, mecânica, elétrica, eletrônica e informática, temos uma formação generalista e entendedor de problemas gerais de indústrias e processos, podendo facilmente coordenar um time multidisciplinar em um projeto.

Gustavo Cargnin Kremer

Visite o site do curso: