Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos se consolida como um curso de excelência na área, tendo recebido nota máxima (Nota 5) na avaliação do MEC. O Curso, com duração de 4 anos e meio (9 semestres), está inserido no contexto social, cultural e industrial brasileiro, fortemente orientado para a produção de alimentos de qualidade e desenvolvimento de produtos inovadores que atendam às demandas dos consumidores.  

O bacharel em Ciência e Tecnologia de alimentos é o profissional especializado em alimentos sob os aspectos científicos, tecnológicos, bioquímicos, higiênico-sanitários, sensoriais e nutricionais; com capacidade de identificar problemas e formular soluções inovadoras para as diferentes cadeias produtivas que constituem o setor de alimentos.   

Para isso, a grade curricular inovadora e moderna abrange diferentes áreas do conhecimento, caracterizando o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos como um curso multidisciplinar. Segurança, qualidade e sustentabilidade são conceitos chaves do modo de interpretar o mundo dos alimentos por parte do corpo docente, constituído por doutores nas principais áreas relacionadas aos alimentos: tecnologia, microbiologia, bioquímica e química de alimentos.

Os alunos têm acesso a uma infraestrutura de laboratórios especializados e modernos onde realizam aulas práticas, além de uma usina piloto onde ocorrem as aulas práticas das diferentes tecnologias: leites, carnes, pescado, frutas, hortaliças, óleos  e cereais.  O percurso formativo capacita o estudante para desenvolver  novos produtos alimentícios que visem atender as demandas do mercado consumidor  e da sociedade, entendendo a qualidade como um conceito amplo.

Formação Prática

O Bacharel formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos poderá atuar em todas as vertentes que caracterizam a geração do alimento, sua conservação e o monitoramento em todas as etapas de distribuição. Podendo exercer responsabilidade técnica por indústrias de alimentos e laboratórios de análises; trabalhar com pesquisa; atuar em órgãos governamentais ligados à vigilância sanitária, gestão de processos e controle de qualidade físico-química, microbiológica, toxicológica e sensorial.  

 


Sinto muito orgulho de ter sido aluno da UFSC, uma das melhores Universidades Brasileiras. Graças à minha graduação me sinto profissionalmente plenamente realizado. Tanto é que voltei para UFSC fazer doutorado.

Iloir Gaio


 

Visite o site do curso:

cta.ufsc.br