Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC forma profissionais capacitados para projetar, planejar e construir edificações e espaços abertos, bem como propor a organização do espaço arquitetônico, urbano e regional. O arquiteto-urbanista pode trabalhar em diversas escalas, sejam elas o planejamento regional e urbano (planos diretores, loteamentos, etc.), o projeto e a construção de partes de cidades, edificações e espaços abertos (urbano, paisagístico e arquitetônico) e, inclusive, o projeto de objetos (design).

Para que o estudante desenvolva essas habilidades e seja capaz de entender os processos e produtos envolvidos na construção do habitat humano – uma cidade, por exemplo – o Curso de Arquitetura e Urbanismo oferece uma formação interdisciplinar, com duração de cinco anos. A graduação estrutura-se a partir de quatro pilares de disciplinas: Projeto Arquitetônico, Urbanismo e Paisagismo, Teoria e História, e Tecnologia.

A ênfase teórico-prática orienta o desenvolvimento do curso e é exercitada nas disciplinas de Projeto Arquitetônico e nas de Urbanismo e Paisagismo. Estas disciplinas, por sua vez, estão embasadas nos conteúdos trabalhados em Teoria e História e Tecnologia.

Além das disciplinas obrigatórias, o estudante deve cursar optativas à sua escolha, podendo realizá-las em outros cursos da UFSC. Após concluir todas as disciplinas, desenvolve na última fase seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os melhores participam de um concurso nacional de trabalhos de final de curso em Arquitetura e Urbanismo.

Formação Prática

Oito laboratórios apoiam e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alguns deles são o Laboratório de Modelos e Maquetes (LabMoma), onde os alunos desenvolvem a representação em escala reduzida de seus projetos; o Laboratório de Conforto Ambiental (LabCon), destinado às questões de conforto térmico, acústico e lumínico (iluminação); e o Laboratório de Urbanismo (LabUrb), para pesquisas e consultoria sobre cidades e regiões. 

O curso ainda dispõe de bolsas de Pesquisa, Extensão, Monitoria e Treinamento. Para isso, conta com seis Grupos de Pesquisa, entre eles o Programa Especial de Treinamento (PET), o Grupo de Habitação (Ghab), o Grupo de Pesquisa de Informática em Arquitetura (Infoarq), o Laboratório de História, Cultura e Desenho de Cidades (Cidadhis), o Núcleo de Investigação em Morfologia e Configuração na Arquitetura e Urbanismo (Nucomo) e o Núcleo de Simulação em Iluminação Artificial.

Além disso, estudantes do curso podem participar do Ateliê Modelo, estrutura de extensão que atende somente às comunidades de baixa renda e populações sem possibilidades de acesso aos trabalhos desenvolvidos por profissionais da área da Arquitetura e do Urbanismo e realiza seus trabalhos de extensão para o coletivo, visando atingir o maior número de beneficiários possíveis, não realizando trabalhos assistencialistas ou de caráter pesssoal.

Os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC têm sido sistematicamente classificados e premiados em concursos nacionais, como o Concurso Ópera Prima – Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC e IAB/SC; URBAN21 – Concurso Universitário Nacional de Urbanismo; entre outros.


Cursar Arquitetura e Urbanismo na UFSC foi uma experiência maravilhosa. Ao contrário de muitas pessoas que torcem para que o fim da faculdade chegue logo, eu não queria que acabasse tão cedo. A vivência na universidade me encantava. Estar em uma ‘cidade universitária’ me alegrava. Tanto que durante muitos anos eu só ia para casa para dormir (sim, eu morava em Palhoça). O dia inteiro eu passava na universidade, principalmente quando fui bolsista por dois anos no PET (Programa de Educação Tutorial). Tanto o curso de Arquitetura quanto o PET me ensinaram muito. Os professores me ensinaram, os colegas me ensinaram. Tenho certeza que também ensinei muita gente. É disso que sinto falta: aprendizado e crescimento mútuo. Minha formatura foi em abril de 2011. Fui aprovada no concurso para arquiteta da CASAN realizado em 2011. Completei 4 anos de empresa em 2016. Me orgulho muito de ter estudado na UFSC. Hoje faço mestrado no Pós-Arq – UFSC. Infelizmente a rotina de 40 horas de trabalho semanais não me permite aproveitar a universidade como fiz na graduação. Mas reencontrar antigos professores e conhecer a nova geração me incentiva a nunca parar de crescer, como profissional e como pessoa. Valeu UFSC, por estar presente na minha vida por tantos anos! 

Cristiane Silveira da Silva


 

Visite o site do curso:

arquitetura.paginas.ufsc.br/a>