Antropologia

A graduação em Antropologia (Bacharelado) é uma iniciativa pioneira da UFSC, que vem consolidar a atuação do Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas como um dos mais respeitados do país e com grande renome internacional. 

Criado em 2009, o curso é voltado para o conhecimento sistemático e aprofundado das práticas e dos valores culturais dos coletivos humanos – grupos sociais diferenciados, minorias, comunidades rurais, povos indígenas, entre outros – por meio de uma forte capacitação teórico-metodológica voltada para a definição e a realização de pesquisas empíricas.

Os princípios gerais que regem o curso são: a forte articulação entre ensino e pesquisa, a ênfase em atividades de aprofundamento através de articulações com disciplinas optativas, e uma grade curricular bastante flexível, com envolvimento do alunado na escolha das opções.

Estruturado em 8 fases, o curso pretende garantir aos alunos uma alta qualificação para prosseguimento de estudos avançados em pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas. Além disso, pretende também oferecer os fundamentos para a formação de  profissionais capacitados a atuarem em pesquisas junto a ONGs, Institutos de Pesquisa, órgãos públicos, ou em atividades de consultoria, assessoria, ou como agentes e gestores de políticas públicas.

Perfil Profissional

Há uma demanda crescente por profissionais que atuem como “antropólogos/antropólogas” em órgãos públicos (como INCRA, IPHAN, FUNAI, Secretarias de Estado, Ministérios), assim como organizações não-governamentais, instituições educativas, entre outras. Destaca-se a busca crescente por profissionais com formação para reconhecer e atender demandas de grupos específicos, identificar e minorar conflitos envolvendo minorias étnicas, comunidades tradicionais, imigrantes e refugiados, questões de gênero, raciais, ambientais, bem como apoiar manifestações culturais, performáticas e artísticas dessas populações.


A UFSC é uma Universidade incrível, pelo seu amplo e altíssimo nível tanto funcional com a estrutura disponível, como a Biblioteca Universitária, o Restaurante Universitário e outro. Mas também no seu alto nível de Docentes e projetos de pesquisa, não é surpresa que ela esteja entre uma das cinco melhores do Brasil. 

Edith Riesel


Visite o site do curso:

http://antropologia.paginas.ufsc.br/