Agronomia

O Curso de Agronomia forma um profissional dedicado à preservação do meio ambiente e da qualidade biológica. O profissional atua no processo de produção e manejo da agricultura, além de áreas florestais e criação animal.

O(A) engenheiro(a) agrônomo(a) também pode prestar assessoria e consultoria, realizar serviços de topografia, além de certificar produtos e trabalhar na pesquisa e extensão em órgãos governamentais.

O aluno de Agronomia estuda disciplinas básicas, específicas e de administração rural. Nos três primeiros semestres do curso são oferecidos os conteúdos fundamentais: Matemática, Física, Química e Biologia. Ainda neste período são estudadas matérias mais específicas, como Climatologia e Introdução à Agronomia, que preparam para a parte profissionalizante do curso. Esta etapa começa na quarta fase, com as disciplinas de Topografia, Estudo dos Solos, Mecanização Agrícola, Entomologia e Fitopatologia, entre outras.

Nos últimos anos, o exercício da profissão tem ganhado incentivos com o crescimento dos agronegócios e dos programas públicos voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural no país.

Formação Prática

Na quarta e na décima fase, os estudantes fazem estágios. O da quarta fase é conhecido como “estágio de vivência”: o(a) estagiário(a) passa um mês numa pequena propriedade rural para ter uma noção clara da profissão. Como se situa num dos poucos estados brasileiros onde predomina a agricultura familiar, a possibilidade de oferecer conteúdos a respeito deste tipo de estrutura fundiária é uma peculiaridade da Agronomia da UFSC. O estágio da décima fase é uma experiência do cotidiano da profissão e pode ser realizado em empresas, instituições governamentais ou qualquer tipo de propriedade rural.

Além disso, o curso é atendido por um importante espaço de aprendizado, a Fazenda Experimental da Ressacada.


Escolhi o curso de Agronomia ao ver colegas que o faziam realizarem atividades práticas que me encantaram. De início (muita teoria), não tinha certeza de que era este curso mesmo que eu me graduaria. No entanto, após o estágio de vivência, que nada mais é que os alunos passando aproximadamente 1 mês com uma família do interior de Santa Catarina completamente desconhecida, comecei a enxergar o curso com outros olhos, pela experiência tão gratificante que vivenciei. Após esta fase do curso, foram nos apresentadas disciplinas com mais práticas e experimentais que foram me convencendo cada vez mais que era este curso que eu iria completar e que iria fazer parte do meu currículo. Vejo a Agronomia um curso de extrema importância para a humanidade e para o meio em que vivemos. É deste aprendizado que retiramos o valor de cada cuidado que devemos ter com o solo, com a semente/planta, com a água, para chegar num resultado esplendoroso para todos nós, o alimento para cada dia, um animal bem tratado, um meio ambiente preservado. Precisamos dar valor a estes profissionais que tanto contribuem com os trabalhadores rurais e para as pessoas em geral. 

Marivone Vieira


 

Visite o site do curso:

https://agronomia.ufsc.br/