Relações Internacionais
As transformações recentes no cenário internacional lançaram desafios importantes para as instituições de Ensino Superior. Desde o fim da Guerra Fria uma série de eventos vem marcando o funcionamento das relações internacionais. Estes eventos guardam relação com o aumento dos fluxos de comércio e de capitais, a crescente disputa por recursos materiais não-renováveis e alterações geopolíticas de grande envergadura, tais como a criação de novos Estados Nacionais, processos de integração e conflitos territoriais.
Para fazer frente a estes fenômenos, tanto os governos como as organizações da sociedade civil vêm demandando um profissional com uma formação acadêmica específica no campo das relações internacionais. Esta formação, dada a natureza dos fenômenos envolvidos, deve levar em consideração a interdisciplinaridade.
Formação Prática |
O curso de Relações Internacionais terá como objetivo criar competência técnica nos diversos campos das relações internacionais, com ênfase nos aspectos voltados às relações econômicas internacionais. Esta ênfase está pautada na crescente inserção da economia brasileira no cenário internacional e nas características específicas do estado de Santa Catarina, que conta com um conjunto importante de empresas exportadores, logística de transportes voltada para o comércio exterior e tem uma localização privilegiada no maior processo de integração regional brasileiro, qual seja, o Mercosul.
O egresso do curso de relações internacionais poderá trabalhar em agências governamentais, em empresas privadas ou públicas e em organizações internacionais. A absorção no mercado de trabalho do egresso do curso de Relações Internacionais da UFSC estará prioritariamente relacionada às demandas do mercado de trabalho que envolvam problemas afeitos às relações econômicas internacionais.
Minha experiência na UFSC foi excepcional. Aqui tive a oportunidade de aprender e amadurecer como cidadão. Aprendi que, diferentemente do que pregam muitos, geralmente nada parece o que realmente é, e nossos corriqueiros problemas enquanto sociedade estão conectados à estruturas muito maiores e mais difíceis de tencionar. Não à toa a Universidade associa sua imagem com a ideia de ‘conhecimento produzindo cidadania’: só através do conhecimento, da educação e do pensamento crítico podemos criar plenos cidadãos, pessoas preparadas para propor soluções aos problemas complexos de seu tempo e de sua comunidade. Sinto que ainda tenho muito a aprender e a evoluir, mas tenho a plena ciência de que deixo a UFSC como uma pessoa mais consciente das possibilidades e responsabilidades que desempenho enquanto ser político.
Gabriel Ferreira Duarte
Visite o site do curso:ri.ufsc.br |