Nutrição
O Curso de Nutrição da UFSC procura formar um profissional comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população. O(A) nutricionista aplica seus conhecimentos em técnica dietética, considerando a alimentação como um dos fatores que interfere no processo de crescimento e desenvolvimento nos vários ciclos da vida dos indivíduos (desde a gestação, passando pela infância e adolescência, até a fase adulta e o envelhecimento).
Para isso, o curso atualmente define como atividades a serem desenvolvidas pelos alunos a avaliação e acompanhamento do estado nutricional da população (pré-escolares, escolares, adolescentes, incluindo atletas, entre outros); a avaliação da qualidade da alimentação escolar; a vigilância do estado nutricional da população atendida em unidades de saúde e escolas; a elaboração de projetos de qualidade na produção de refeições comerciais e coletivas; a prevenção e recuperação da doença e promoção da saúde dos indivíduos, através da orientação nutricional e a dietoterapia; o desenvolvimento de pesquisas experimentais em alimentos e, o desenvolvimento de ações de educação em saúde e nutrição, para indivíduos e comunidades.
Formação Prática |
Desde o primeiro ano, se oferecem disciplinas que permitem o contato com as atividades profissionais. A partir do terceiro ano do curso são oferecidas matérias teórico-práticas nas áreas de nutrição básica, nutrição clínica, experimental, saúde pública, administração de unidades de alimentação e nutrição esportiva.
O Hospital Universitário, assim como instituições públicas e privadas conveniadas com a UFSC, é utilizado para aulas práticas, mini-estágios, estágios curriculares e extracurriculares. Os estudantes têm à disposição laboratórios bem equipados (Nutrição Experimental, Bioquímica da Nutrição I e II, Técnica Dietética, Antropometria e Ergonomia, Meios em Alimentação Coletiva, Meios em Educação Nutricional) e ambulatórios de atendimento nutricional no HU.
O curso é o único do Brasil a possuir uma unidade metabólica, situada no Hospital Universitário, que permite estudar a absorção dos alimentos pelo corpo humano e o único a possuir uma Empresa Júnior de Nutrição. Os alunos podem candidatar-se a bolsas do Programa Especial de Treinamento (PET) vinculado à CAPES (MEC), a bolsas de pesquisa, de extensão e de monitoria ou trabalhar como voluntários nos projetos ligados ao departamento de nutrição. Após a formação, o nutricionista poderá atuar nas áreas de nutrição clínica, saúde pública, nutrição experimental, administração de unidades de alimentação coletiva e comercial, bem como nutrição esportiva.
Sua atuação se dá nos mais diversos locais, como hospitais, clínicas, SPAs, unidades de saúde, creches, unidades produtoras de refeições coletivas e comerciais, indústrias, centros esportivos, clubes, academias, empresas, organizações não governamentais ou instituições públicas que organizam programas de alimentação. Atua, ainda, na área de marketing e consultoria, com orientação e atendimento ao consumidor, pesquisas de novos alimentos e produtos alimentares, alimentos “diet” e “light”, garantia de qualidade na produção de refeições, programas de adoção de hábitos e práticas alimentares adequados, nas distintas populações, atuando em equipes multiprofissionais.
Perfil profissional |
O Curso de Graduação em Nutrição tem como perfil do egresso um profissional cidadão, com formação generalista, autônomo na busca do conhecimento, sensível e crítico em relação à realidade social, econômica, política e cultural, percebendo o ser humano e o mundo em sua integralidade, capaz de atuar como agente de transformação, trabalhando interdisciplinarmente de forma comprometida, ética e sustentável, em todos os campos de conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos e coletividade.
Um curso de importância singular! Base de uma vida plena e saudável!
Mariane Holzinger
Visite o site do curso:www.nutricao.ufsc.br |