Medicina Veterinária – Curitibanos

O curso de Medicina Veterinária é oferecido exclusivamente no Campus de Curitibanos da UFSC. O curso tem duração mínima de cinco anos, distribuídos em nove semestres de aulas teórico-práticas e um semestre de estágio obrigatório.

O curso Medicina Veterinária da UFSC fornecerá ao profissional os conhecimentos para desenvolver ações voltadas à medicina veterinária preventiva e saúde pública, produção e reprodução animal, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, clínicas veterinárias e desenvolvimento de biotecnologias de forma ambientalmente consciente, fortalecendo a ideia de educação de excelência pública e gratuita.

Os alunos egressos do curso serão titulados Médicos Veterinários e desenvolverão o perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Estarão aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional.

Quanto aos recursos, os estudantes terão, à sua disposição, diversos laboratórios de ensino com equipamentos atualizados para qualificar sua formação profissional. Já o corpo docente é constituído predominantemente por doutores qualificados e reconhecidos nacional ou internacionalmente em suas respectivas áreas de conhecimento.

Formação Prática

Além de oferecer uma formação com possibilidade de pesquisa e de extensão, o curso de Medicina Veterinária da UFSC oferece, ainda, o atendimento a animais de diversos portes por meio de uma Clínica-Escola.

>> conheça a Clínica Veterinária Escola da UFSC


Nasci e cresci em Curitibanos. Desde a infância tive a ânsia em me tornar médico veterinário. Em 2009, quando estava no 1º ano do ensino médio, a cidade toda entrou em alvoroço pela vinda de uma Universidade Federal. Era o início de uma história. Em 2011, já no último ano do ensino médio, já tinha a certeza do que queria cursar, mas a dúvida sobre onde poderia realizar meu sonho. Em meados de julho, a universidade fez uma apresentação com os professores de lá no colégio em que eu estudava, anunciando que o curso de medicina veterinária já teria vagas para ingresso no segundo semestre de 2012. A partir desse momento, tive foco total em meus estudos para que pudesse ser aprovado. Felizmente passei no primeiro vestibular que fiz e durante a graduação tivemos muita dificuldade. Ser aluno de primeira turma não é fácil. Algumas disciplinas eram comuns aos outros cursos de graduação ofertados no campus, o que permitia um melhor entendimento, e consultas a alunos que já haviam cursado. As demais disciplinas, todas relacionadas à medicina veterinária, estavam sendo ministradas pela primeira vez. Tínhamos apenas o professor para consultar, e nem sempre conseguíamos. Apesar de não ser um ponto muito positivo, isso fez com que a turma sempre fosse muito unida, buscando sempre estudar em grupo a fim de ter um melhor entendimento do conteúdo. Faltava estrutura, mas isso fez com que nossa turma sempre buscasse em outros locais o que faltava. Jamais abaixamos a cabeça. A UFSC teve um papel muito grande na nossa formação pessoal, pois além de bons profissionais, amadurecemos muito como pessoas. Hoje eu sigo estudando, ainda na UFSC, mas seguindo a área da Bioquímica, a nível de mestrado. 

Mateus Mello Borges


 

Visite o site do curso:

medicinaveterinaria.curitibanos.ufsc.br