Letras – Português
O Curso de Letras-Português tem como objetivo formar profissionais (professores e bacharéis) competentes em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos de oralidade e escrita. A maioria das disciplinas do curso são oferecidas pelo Departamento de Língua e Literatura Vernáculas no Centro de Comunicação e Expressão (DLLV/CCE).
O Curso de Letras-Português contempla três grandes áreas de ensino: a Língua Portuguesa e Linguística; Literatura (Portuguesa, Brasileira, Teoria Literária) e Latim (Língua e Literatura). Na metade do curso, o acadêmico decide por sua habilitação: Bacharelado ou Licenciatura.
O curso tem duração distinta de acordo com o turno e habilitação escolhida pela pessoa em formação. No turno diurno, o Bacharelado tem duração de 8 semestres e a Licenciatura tem duração de 9 semestres. No turno noturno, o Bacharelado tem duração de 9 semestres e a Licenciatura tem duração de 10 semestres.
Formação |
A formação do bacharel será acompanhada por um professor orientador que encaminhará o aluno à frequência de disciplinas que darão suporte à sua habilitação específica, mais centrada em optativas que contribuam para uma linha de pesquisa por ele escolhida. No último ano do Curso, o bacharel desenvolve um projeto de pesquisa e escreve um trabalho de conclusão de curso que é defendido publicamente diante de banca examinadora. O bacharel distingue-se do licenciado, principalmente, porque não é professor.
O bacharel frequentemente encaminha-se para um curso de pós-graduação, bem como pode atuar profissionalmente em atividades como revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza pedagógica e de trabalhos com textos.
A formação do Licenciado é oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da UFSC, que é responsável por ministrar as disciplinas direcionadas ao ensino e supervisionar os estágios em escolas de ensino fundamental e médio. Ao final de cada estágio, o aluno apresenta relatório de suas experiências de prática de ensino.
O licenciado pode lecionar no ensino fundamental e médio, além de poder atuar em cursos pré-vestibulares na área de Língua Portuguesa ou de Literatura. Também o licenciado estará apto a encaminhar-se à pós-graduação para dar continuidade à sua formação com vistas a investir na carreira do magistério superior.
Ter cursado minha faculdade de Letras na UFSC foi, no mínimo, espetacular! Pois além do contato com a diversidade cultural que a instituição oferece, o que me abriu os grandes portais para o entendimento acerca da sociedade brasileira no que diz respeito ao comportamento da juventude atual (meu público!); os professores que tive no curso são até hoje o NORTE para as grandes tomadas de decisão na minha profissão, a qual exerço com muita satisfação e orgulho: orgulho-me de ser professora de Português e Literatura na rede estadual do Rio Grande do Sul! Às oportunidades de acesso às palestras com escritores catarinenses, só tenho a agradecer; pois para quem gosta de ler, para quem gosta de escrever e para quem toma por missão o ensino da leitura e escritura apaixonadas ter como força motriz um pouquinho da paixão de cada escritor para poder relatar e encantar, é fantástico! UFSC: meu Orgulho, meu Norte, minha Vida!
Marilia Gomes Ribeiro Francisco
Visite o site do curso:Letras-Português |