Engenharia de Materiais

O Curso de graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina teve sua autorização para funcionamento em 1998. O primeiro ingresso de alunos ocorreu em 1999 e até a presente data o curso já formou mais de 800 Engenheiros(as) de Materiais.

Desde o começo, o Curso foi inovador e apostou em soluções diferenciadas para o processo de ensino-aprendizagem, como a cooperatividade na formação dos estudantes, isto é a alternância de períodos de formação na Universidade e em Empresas, campos de estágio. Tendo praticado um calendário diferenciado, trimestral, até o ano de 2017.

A pessoa formada em Engenharia de Materiais deverá estar habilitado(a) para a pesquisa, desenvolvimento e produção de materiais funcionais, isto é, ter a capacidade de desenvolver peças ou componentes para aplicações específicas que irão representar soluções para a melhoria de produtividade e redução de custos de fabricação; aumento de vida útil de componentes; desenvolvimento de novos materiais, técnicas e processos de fabricação inovadores e com menor impacto ambiental.

Formação Prática

O curso, como dito acima, tem uma característica muito peculiar o “currículo cooperativo”, no qual as empresas participam na formação do aluno, oferecendo estágios curriculares.

Durante o período de formação o aluno fará dois estágios obrigatórios e ainda terá a opção de realizar um terceiro estágio, todos de, no mínimo, 18 semanas cada, remunerados. As empresas oferecem vagas nas três grandes áreas da Engenharia de Materiais (cerâmica, metais e polímeros) e o aluno poderá optar também por fazer estágios em áreas de marketing e gestão das empresas.

Essa prática, no entanto, não torna mais longa a duração da formação acadêmica que é de cinco anos, como o é para os demais cursos de engenharia. O aluno cursará os cinco primeiros semestres na universidade, cursando disciplinas, e, na sexta fase realizará o primeiro estágio. Depois disso retorna para a UFSC para mais uma fase acadêmica e na sequência realizará outro estágio. Ainda, na última fase, quando cursará disciplinas optativas poderá realizar um terceiro estágio na indústria. Este contato com o mercado de trabalho proporciona ao estudante uma experiência equivalente a um ano e meio de formação e experiência profissional. Desta forma, além da formação técnica e das funções que irá desempenhar no futuro, o aluno sairá conhecendo as relações de trabalho, disciplina, hierarquia e como se portar no mundo profissional.

 


Cursar engenharia de materiais na UFSC foi surpreendente e motivador. Foi a minha segunda opção no vestibular e quanto mais eu cursava mais me motivava a concluir, pois as oportunidades eram claras e realizáveis. Fiz parte da segunda turma e fomos praticamente estruturando o curso com a coordenação. Hoje me sinto orgulhosa por ter feito parte deste início pois vejo que a profissão, antes pouco conhecida, hoje é reconhecida e valorizada no mercado. O curso cooperativo prepara melhor o aluno para o mercado e o estágio final possibilitou a efetivação na empresa onde foi desenvolvido o meu trabalho de conclusão de curso. 

Patricia da Rosa Corrêa da Silva


 

Visite o site do curso:

materiais.grad.ufsc.br