Letras – Inglês
As origens do curso de Letras Inglês remontam à década de 1960, coincidindo com a fundação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os primeiros professores do curso exerceram um papel fundamental na elaboração do currículo e na integração do conhecimento humanístico e científico da universidade, inclusive criando o Programa de Pós-Graduação em Inglês, que se tornou uma referência nacional.
Mais recentemente, novos professores ingressaram no curso, que hoje conta com 100% do corpo docente formado por doutores. Os docentes do curso de Letras Inglês têm sido muito bem sucedidos em captar recursos para a área, ganhando editais e bolsas de pesquisa em nível nacional e internacional. Nosso curso se orgulha de ter pesquisadores que trabalham em uma variedade de especialidades e cujos trabalhos são reconhecidos dentro e fora do país.
Estrutura |
A duração do curso de Letras Inglês é de oito semestres e os estudantes podem optar por Bacharelado (enfoque na pesquisa) ou Licenciatura (enfoque no ensino).
A conclusão do Bacharelado se dá por meio da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e da Licenciatura por meio de um Estágio Supervisionado realizado em uma escola pública da região. O curso está organizado em torno de três eixos principais: Linguística, Literatura e Tradução, oferecendo um Programa de Ensino com diferentes abordagens teóricas e temáticas que englobam, por exemplo, análise do discurso, literaturas de língua inglesa, estudos da tradução, linguística aplicada, literatura e cinema, etc. Além dessas disciplinas, os alunos têm à disposição uma vasta oferta de matérias optativas e atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACCs) que diversificam e enriquecem a formação dos estudantes.
Perfil profissional |
O aluno formado em Letras Inglês pode atuar em diferentes campos profissionais. Um dos principais campos é o ensino e as possibilidades de trabalho estão nas escolas públicas e privadas, lecionando no ensino médio e fundamental e nos institutos de idiomas. Ingressar no mestrado e no doutorado também é uma possibilidade àqueles que querem seguir a carreira acadêmica e atuar no Ensino Superior.
Empresas também procuram o profissional de Letras Inglês para ministrar cursos de aperfeiçoamento da língua inglesa com fins específicos para funcionários. O graduado em Letras Inglês pode atuar ainda em editoras e agências de publicidades, desenvolvendo tudo que envolve o trabalho de revisão gráfica: preparação e padronização de textos, editoração, correção ortográfica e revisão de textos.
A tradução também é um campo no qual há uma grande demanda para o profissional de Letras Inglês, vertendo textos do português para o inglês e traduzindo textos técnicos, acadêmicos ou literários, fazendo a legendagem de filmes, de jogos e softwares.
O domínio do idioma expande as possibilidades de trabalho e, com um treinamento específico, o profissional de Letras Inglês pode atuar no ramo de comércio exterior, na diplomacia, trabalhar em companhias aéreas, agências de viagens, e no turismo em geral.
Ser graduada em Letras – Inglês pela UFSC me tornou um ser humano mais capacitado não só na língua inglesa, mas principalmente na minha comunicação e expressão com um todo. Recomendo para todos este curso rico em conteúdo, professores e corpo discente dinâmico.
Maria Isabel de Moura Silva Miranda
Visite o site do curso:ingles.ufsc.br |